» Linha do tempo
1960

Fundada em 1960 pelo empreendedor Pedro Manzini, a Usina Anchieta inicia suas atividades com a fabricação de piche para tacos, manilhas e estopa alcatroada na fábrica situada em Rudge Ramos,  em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.

Veja mais
1968

Início da fabricação do Piche de Alcatrão de Hulha. O material é indicado para fabricação de massa para canal de alto forno de siderurgia, de tinta ou solução anticorrosiva, no revestimento de fornos, na fabricação de cadinhos de fundição de cobre, chumbo, entre outros.

Imagem
1973

Com a necessidade de mais espaço para a área produtiva, a empresa transfere sua planta para uma área de 11.380 m², em São Bernardo do Campo, no Bairro do Taboão.

Site
1980

Morre o fundador da empresa, Pedro Manzini.

1984

A empresa iniciou a produção do Alcatrão RT2 e Piches destinado as siderúrgicas.

1985

Começa a fabricação e comercialização do Impermeabilizante Mastic Weda (Emulsão Asfáltica). Formulada com ação fungicida e bactericida atua no combate à erosão em aterros, cortes e barrancos.

1986

Início da produção do Asfalto Oxidado, produto ideal para colagem de mantas asfálticas em geral.

1994

Desenvolvimento da linha PX destinado aos fabricantes de tinta anticorrosiva a base de epóxi.

1995

Por meio de pesquisa de mercado, a empresa detecta a demanda por Prato de Tiro ao Alvo. Para atender a esse nicho, investe em equipamentos de última geração garantindo a fabricação de um produto de altíssima qualidade. Começa a produção do artefato.

1996

O prato de tiro fabricado pela Usina Anchieta é homologado pela Confederação Brasileira de Tiro Esportivo (CBTE).

2017

Primeiros investimentos para a modernização do laboratório de análises físico-químicas da empresa.

2018

Introdução da nova linha de impermeabilizantes composta pelos produtos MastFrio; Emulsão Asfáltica; Emulsão Gel Elástica – Manta Líquida; Primer para Manta Asfáltica Acqua; e Piche Anchieta para atender o segmento da construção civil e fabricantes de câmaras frigoríficas.

2019

Com o aumento da demanda pelos pratos de tiro, a empresa investe na modernização dos equipamentos para atender aos pedidos dos clubes de tiro de todo o Brasil.

2020

Ano de grandes conquistas para a empresa.

Contratação de agência de marketing digital para produção de conteúdo e sua divulgação nas redes sociais Instagram, Facebook e LinkedIn da empresa.

Mudanças das embalagens da linha de impermeabilizantes Mastic Weda. As informações dos rótulos estão mais organizadas e em destaque, facilitando a visualização dos produtos nas gôndolas das lojas.

Inauguração do novo laboratório de análises físico-químicas com área ampliada e equipamentos de última geração o que possibilitou triplicar a capacidade de análises e contratar mais colaboradores para o time de qualidade da empresa.

Mesmo com a pandemia do Covid-19, a venda dos pratos para tiro esportivo fabricados pela Usina Anchieta fechou 2020 com crescimento de 372% em relação ao ano anterior.

Whatsapp